terça-feira, 10 de julho de 2012

PROJECTO “SOL&DÓ” - Projecto de Intervenção Social

A Associação Missão de Paz-Portugal está a implementar um Projecto de Intervenção Social com o objetivo de sensibilizar a Sociedade Civil para a problemática dos Idosos em situação de carência e isolamento, residentes na cidade de Viseu. Procura-se, assim, dignificar as pessoas reformadas e as suas competências enquanto membros da Comunidade, prevenir a exclusão Social desta faixa etária e contribuir para um incremento efectivo na qualidade de vida do Idoso em situação de isolamento.

“Um projecto é uma acção social planeada, estruturada em objectivos, resultados e actividades, baseados em uma quantidade limitada de recursos (...) e de tempo” 
(Armani, 2000:18)

O “ SOL& ”  é um Projecto que nasceu do desejo de mudar uma realidade, e sendo uma ponte  entre o desejo e a realidade, busca contribuir, em alguma medida, para “um outro mundo possível”, através de acções estruturadas e intencionais, fomentando iniciativas de voluntariado em que os mais jovens dão apoio, companhia e animação a idosos em situação de isolamento, tornando os seus dias menos solitários.
 
A Associação Missão de Paz- Portugal, defende um afastamento de posturas assistencialistas, para uma linha de acção de igual para igual, em que através de um trabalho conjunto com Entidades públicas e privadas, todos são convidados a envolverem-se num processo único de descoberta e investimento das suas capacidades e possibilidades, contribuindo para uma reflexão e diagnóstico sobre determinadas problemáticas de intervenção social – isolamento social na 3ª idade.

Entendemos que a intervenção sócio-comunitária não se deve centrar apenas na disponibilização de meios, mas sobretudo na criação de condições para que as pessoas possam exercer plenamente os seus direitos de cidadania.

Os objectivos específicos do Projecto “ SOL& ”, passam por fazer companhia ao Idoso, acompanhá-lo em tarefas que tenham de ser realizadas no exterior, apoio na preparação e toma de medicação e tarefas domésticas, ou execução de pequenos trabalhos de “bricolage”.
Deste modo, a Equipa Técnica Coordenadora do Projecto procura a colaboração de Voluntários para visitas periódicas ao Idoso e ajuda na realização de pequenas tarefas, como uma ida ao médico, à farmácia, compras no supermercado ou acompanhamento em tarefas quotidianas do foro doméstico. Todos os Voluntários para o Projecto serão seleccionados de acordo com as aptidões demonstradas pelos interessados e a sua sensibilidade para lidar com esta faixa etária específica.

Os interessados deverão contactar:  
associacaomissaodepaz@gmail.com  ou    93 225 53 56 / 92 774 14 10

Você também pode participar!
Que tal doarmos algumas horas do nosso dia para quem precisa?
Cada um de nós pode ser um agente social transformador!!!

Venha dar vida aos anos, junte-se a nós neste Projecto!
Gostava de ajudar e não sabe como?
PARTICIPA ... sê VOLUNTáRIO A.M.P.-PORTUGAL

Sem comentários:

Enviar um comentário